As leis de trânsito ajudam a organizar a circulação e garantir a segurança de todos. Entretanto, nem todo mundo respeita as regras. É por isso que a Transcon vem intensificando as fiscalizações de trânsito e as sinalizações das vias. Uma via bem sinalizada e regularmente fiscalizada permite a democratização do trânsito, o respeito aos espaços públicos e diminui os riscos de acidentes.
De 2021 a abril deste ano, foram mais de 32 mil operações de fiscalização de trânsito e mais de 26 mil sinalizações verticais e horizontais implantadas, sendo mais de 5.000 paradas obrigatórias, 223 travessias elevadas, 4.668 faixas de pedestres, 1.006 redutores de velocidade (implantações e pinturas), 93 vagas para pessoas idosas, 132 vagas para pessoas com deficiência e mais de 14 mil novas placas.
Travessias elevadas e quebra-molas instalados nas vias trazem mais segurança para os pedestres que circulam pela cidade
Fotos: Ricardo Lima/PMc (1) e Ronnie Von/PMC (2)
Esse conjunto de ações beneficia a população e promove as boas práticas no trânsito. As vias sinalizadas, deixam mais claro os caminhos permitidos e proibidos, promovem a inclusão, facilitam o deslocamento e se tornam muito mais seguras. Já a fiscalização na cidade coíbe as atitudes que desrespeitam as leis de trânsito e assegura os mesmos direitos e deveres para todos os usuários da via.
Durante o Maio Amarelo, que está em sua 11ª edição com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a Transcon realizou uma campanha educativa para lembrar que o comportamento no trânsito afeta a todos e pode ser a diferença entre uma pessoa voltar ou não pra casa. Por isso o respeito às leis e as sinalizações são tão importantes. É o início de um caminho mais seguro.